Publicações > Artigo

Compartilhe

Planejamento para a restauração da conectividade funcional no Brasil

A alteração do uso e cobertura do solo (LULC) é o principal fator de perda de biodiversidade, causando perda e fragmentação de habitat que dificulta o movimento das espécies e impacta negativamente as populações. Este artigo apresenta, de forma inédita e em escala nacional, uma camada espacial contínua representando a contribuição de cada pixel restaurável para a conectividade funcional, usando o Brasil como estudo de caso.

Os autores realizaram uma análise dinâmica baseada em pixels em cada bioma brasileiro para avaliar os aumentos potenciais no Índice Integral de Conectividade (IIC) resultante da restauração de cada pixel restaurável na paisagem. O conjunto de dados resultante representa a contribuição relativa da conectividade para cada pixel restaurável na paisagem, considerando todas as capacidades de dispersão e LULC em cada bioma.

Este foi o primeiro estudo já realizado que avaliou o impacto dos esforços de planejamento de restauração na conectividade funcional entre todos os biomas brasileiros. Foram identificadas áreas prioritárias para restauração dentro de cada bioma brasileiro, fornecendo informações valiosas para orientar a tomada de decisão e implementação de políticas. A inovadora análise baseado em pixels usada no estudo pode ser replicada em outras regiões, visando tornar o planejamento da restauração mais eficiente.

Colaboradores Relacionados (10)