Boas práticas para Restauração de Paisagens na Mata Atlântica e Amazônia e seus benefícios para a sociedade e a natureza
A maioria dos proprietários rurais têm uma relação direta com a terra e reconhecem a importância da natureza para a produção. Mas muitos não sabem que suas atividades produtivas podem ser melhoradas pela presença ou restauração das florestas e sua renda aumentada pela comercialização legal de produtos florestais de suas propriedades. Assim como o seu bem-estar depende do meio ambiente e da provisão dos serviços ecossistêmicos.
Feita especialmente para proprietários rurais na Mata Atlântica e Amazônia, a cartilha “Boas práticas para Restauração de Paisagens na Mata Atlântica e Amazônia e seus benefícios para a sociedade e a natureza” reúne informações sobre a importância e os benefícios econômicos, sociais e ambientais das florestas e da restauração, garantindo produtividade, bem-estar humano e conservação da natureza. É apresentada ao proprietário a visão de paisagem a partir da ideia de que as propriedades privadas não “ilhas” isoladas, e o seu manejo integrado facilita o planejamento e desenvolvimento da região.
Empregando linguagem coloquial e utilizando ilustrações e outros recursos gráficos para facilitar o entendimento, a cartilha explica os benefícios das florestas para o clima, qualidade de água, biodiversidade, aumento de renda, além de exemplificar algumas técnicas de restauração e os aspectos legais associados à propriedade no âmbito do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A cartilha “Boas Práticas para Restauração de Paisagens na Mata Atlântica e Amazônia e seus benefícios para a sociedade e a natureza” foi produzida no âmbito do Projeto Pró-Restaura: Desbloqueando as oportunidades comerciais, financeiras e econômicas da Restauração Florestal e de Paisagem no Brasil, financiado pela Iniciativa Internacional do Clima da Alemanha – IKI (Internationale Klimaschutz Initiative, sigla em alemão)
Você que pode complementar o vasto conteúdo da cartilha através dos materiais disponíveis nos links abaixo. Boa leitura!