Publicações > Artigo

Compartilhe

Avaliando soluções baseadas na natureza para gestão de água em áreas periurbanas

As soluções baseadas na natureza (SBN) vem ganhando impulso nos últimos anos e têm sido utilizadas para lidar com diversos problemas. Neste artigo, utilizou-se o framework publicado recentemente (Lima et al. 2021) em sete estudos de caso, que abordam questões de qualidade e quantidade de água em áreas periurbanas em diferentes países. O estudo buscou responder os seguintes objetivos de pesquisa:

  1. (1) Essa estrutura pode ser robusta e flexível o suficiente para ser aplicada em uma seleção diversificada de projetos de SBN, independentemente da fase do projeto, dos tipos de desafios hídricos e em contextos ecológicos, sociais e econômicos variados?
  2. (2) É possível fazer generalizações a partir de uma análise comparativa da aplicação do framework aos estudos de caso?

Os resultados indicaram que o framework pode ser aplicado aos estudos de caso, porém sua diversidade mostrou que os projetos de SBN, que possuem finalidade, contexto e território específico, não são necessariamente facilmente transferidos para outros locais.

No estudo, haviam diversos indicadores baseados em processos que eram universalmente significativos para os estudos de caso, como a especialização, a habilidade, conhecimento dos atores envolvidos, suas funções e responsabilidades, além de apoio político. Os indicadores baseados em resultados eram específicos do estudo de caso quando os indicadores ambientais também eram; e quando a identidade ambiental e valores recreativos eram importantes como indicadores sociais.

No geral, o uso do framework beneficia o reconhecimento dos avanços da implementação, como a mudança no contexto, os processos em vigor e os resultados obtidos.

Os estudos de caso agrupados de acordo com se as SBN abordam a qualidade da água, problemas de excesso ou falta de água.

Colaboradores Relacionados (2)

Parceiros Relacionados (1)

Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio)