Compartilhe

Consultoria para revisão de dados e critérios em parceria com a The Nature Conservancy

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) assinou um contrato com a The Nature Conservancy (TNC) para fazer a revisão de dados e critérios para a aplicação de uma análise multicritério. O objetivo é definir a priorização de áreas para o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Pará.

O estudo visa a alocação eficiente de recursos para maximizar os resultados esperados em termos de benefícios socioambientais do PEPSA/PA. A definição desses critérios é feita no contexto de áreas privadas e de agricultura familiar, territórios indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

A revisão dos critérios e análise de priorização realizadas pelo IIS vão subsidiar as tomadas de decisão de gestores da SEMAS/PA e estimar os benefícios esperados das atividades de recuperação da paisagem, manejo e conservação dos remanescentes florestais.

A TNC é uma organização global de conservação ambiental dedicada à preservação em grande escala das terras e água com atuação em 72 países. A organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros. No Brasil há mais de 30 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais.