Notícias > Evento
16.06.20
Seminário CSRio “Caminho da Mata Atlântica: uma grande trilha reconectando pessoas, florestas e áreas protegidas”
O seminário CSRio recebeu o biólogo e doutorando em ecologia, André Lanna, e o geógrafo e educador ambiental, Chico Schnoor, que apresentaram as oportunidades das trilhas de longo curso como ferramentas para uma sociedade mais sustentável.
Na palestra “Caminho da Mata Atlântica: uma grande trilha reconectando pessoas, florestas e áreas protegidas“, André e Chico destacaram os benefícios imediatos que as trilhas trazem para a sustentabilidade, como o incentivo às atividades físicas em ambientes naturais, engajamento de voluntários, promoção da cadeia produtiva e, especialmente, como as trilhas promovem a restauração de corredores de biodiversidade. Os temas foram debatidos no âmbito de Caminho da Mata Atlântica, trilha com mais de 4.000 km ao longo de todo o corredor de diversidades da Serra do Mar.
A apresentação aconteceu por meio de videoconferência no dia 25 de junho de 2020.
Sobre os palestrantes:
André Lanna é graduado em Ciências Biológicas (modalidade Zoologia) pela UFRJ (2011) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFES (2015). Atualmente é aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ e voluntário do Caminho da Mata Atlântica. Tem experiência com ecologia e conservação de comunidades de mamíferos de médio e grande porte. Seus estudos envolvem análises de viabilidade populacional de muriquis em área fragmentada e variação da comunidade de mamíferos médios e grandes ao longo do gradiente altitudinal do Corredor da Serra do Mar. Os desdobramentos dos estudos visam subsidiar a tomada de decisão nos planejamentos de restauração ambiental, especialmente em corredores de biodiversidade.
Chico Schnoor é geógrafo com MBA em Management pela PUC-Rio e trabalha com educação ambiental em unidades de conservação há 16 anos. Como conselheiro do Mosaico Carioca de áreas protegidas auxiliou nas primeiras ações de planejamento e implementação da Trilha Transcarioca. Atualmente é voluntário do Caminho da Mata Atlântica, atuando no fortalecimento da cadeia produtiva e engajamento de voluntários no estado do Rio e no Litoral Norte de São Paulo.
Os encontros são abertos ao público, e o debate seguido da apresentação será conduzido de forma aberta e participativa. Não é necessária inscrição prévia. Informações: contato@csrio.org .
Temas Relacionados
Parceiros Citados
Conteudo Relacionado
Boas práticas para Restauração de Paisagens na Mata Atlântica e Amazônia e seus benefícios para a sociedade e a natureza
Análise econômica da cadeia produtiva da recuperação da vegetação nativa na região do mosaico de Unidades de Conservação da Mata Atlântica Central Fluminense
27.05.20