Notícias > Clipping

Compartilhe

01.10.24

Rafael Loyola: “Enquanto a execução dos planos ambientais depender da vontade política, a população sofrerá com desastres naturais”

Rafael Loyola é professor do Departamento de Ecologia da Universidade Federal Goiás (UFG) e, desde 2022, é diretor executivo do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS). No instituto, o cientista e administrador atua na captação de recursos e no comando de estudos que orientam governos e empresas a executar planos de sustentabilidade.

O doutor em ecologia colabora ainda com órgãos internacionais, como a Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES), para estimar o impacto ambiental de governos e companhias, bem estimar como a melhor forma de mitigar e revertê-los. Autor de mais de 200 publicações científicas, incluindo 12 livros, Rafael Loyola é também assessor científico de inúmeros periódicos e órgãos de fomento internacionais e nacionais.

Nesta entrevista ao Jornal Opção, Rafael Loyola fala sobre os tópicos mais urgentes em discussão internacional na área da sustentabilidade, sobre os desafios brasileiros para cumprir sua agenda como protagonista na área ambiental, e sobre seu trabalho revisando e orientando planos nacionais de recuperação da biodiversidade. Ele avalia ainda as dificuldades de estabelecer uma bioeconomia no Brasil e a forma como governos estaduais e empresas privadas têm se comprometido a caminhar na mesma direção sustentável.

"Falta no Brasil uma liderança que articule planos e leis ambientais", diz Rafael Loyola | Foto: Acervo Pessoal