Notícias > Clipping
08.10.24
Pesquisadora do IIS, Stella Manes, é selecionada para Programa de Lideranças Climáticas em Nova York
Com as recentes tragédias e mudanças no clima global, a Universidade de Columbia levou especialistas brasileiras a Nova York para ampliar o debate sobre medidas de adaptação com outras Lideranças Climáticas
As mudanças climáticas se intensificam cada vez mais no mundo inteiro, principalmente, no Brasil, que tem enfrentado tragédias ambientais em diversas regiões — de fortes enchentes a incêndios em massa e longos períodos de estiagem. Nesse cenário, a Universidade de Columbia, por meio do Columbia Global Center Rio e do Climate Hub Rio, selecionou quatro mulheres brasileiras especialistas no tema para o Programa de Intercâmbio para Lideranças Climáticas em Nova York (NY), nos Estados Unidos. A oportunidade ocorreu entre 14 e 30 de setembro, visando capacitar líderes e promover aprendizados e trocas de experiências com a instituição. A iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, para fortalecer as contribuições entre o estado e a comunidade de pesquisa climática internacional.
As brasileiras escolhidas pela universidade foram Stella Manes da Silva Moreira, 32, pesquisadora especialista em restauração e conservação da biodiversidade do Instituto Internacional para Sustentabilidade; e Thaynara Conceição Fernandes, 28, pesquisadora, educadora ambiental e analista programática no Centro Brasileiro de Justiça Climática; Lara Cavalcanti Martins, 32, consultora externa de Gestão de Projetos do Sense-Lab para a BMW Foundation Brazil Action Platform; e Anna Luiza Barbosa Moreira da Silva, 27 anos, gerente internacional de Financiamento Climático para Crescimento Verde do Governo Britânico no Brasil.
Justiça climática
Criado em 2024, o programa proporcionou sessões intensivas de debates, considerando os seguintes pilares: liderança, inovação, compromisso com a sustentabilidade e impacto na comunidade. Mesmo com abordagens de pesquisa distintas, as participantes brasileiras contam que participar do evento foi uma experiência única, na qual puderam estabelecer contato com especialistas renomados e conhecer novas abordagens para o tema.
Stella Manes é formada em biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado em ecologia pela mesma universidade, e trabalha com enfoque na proposição e implementação de soluções aos impactos ambientais. Ela explica que a vivência da cidade americana com desastres naturais e a adoção de políticas ambientais podem ser um exemplo a ser seguido no Rio de Janeiro e no Brasil em vários sentidos. “Eles sempre enfatizam a importância de planejamento de adaptação climática com diálogo entre cientistas, tomadores de decisão e os principais afetados em todas as etapas, o que alerta sobre a importância de transformar a ciência em ação, na prática, e de considerar a justiça climática como um dos pilares de ação para o Rio de Janeiro”, ressalta.