Compartilhe

Métricas de Ganho Líquido de Biodiversidade em Ecossistemas Terrestres

O IIS foi selecionado para conduzir o projeto “Adaptação de Métricas para Avaliação de Impacto Líquido de Biodiversidade em Ambientes Terrestres”, em parceria com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello (CENPES) da Petrobras. Este projeto faz parte de uma iniciativa financiada por recursos regulados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio de um edital competitivo no qual a proposta do IIS se destacou pela consistência científica, pela compreensão do contexto empresarial e pelas inovações nas soluções recomendadas.  

A crescente demanda por ações de conservação e restauração da biodiversidade no Brasil, especialmente em setores com impactos sobre o meio ambiente torna urgente a necessidade de métricas robustas para medir a eficácia dessas ações. Este projeto insere-se em um cenário em que é fundamental criar estratégias viáveis e cientificamente embasadas para minimizar o impacto negativo, potencializar os ganhos de biodiversidade e otimizar a seleção de áreas adequadas para o estabelecimento de projetos de compensação.  

O principal objetivo do projeto é identificar, adaptar para os biomas brasileiros e disponibilizar uma metodologia para mensuração da biodiversidade em ecossistemas terrestres, permitindo quantificar os impactos das atividades da implementação e operação de empreendimentos e os efeitos de suas ações de conservação, mitigação e compensação, possibilitando medir o saldo (impacto líquido) de biodiversidade.  

O projeto inclui diversas atividades, como definição de métricas apropriadas para biodiversidade brasileira; criação de frameworks conceitual e operacional para orientar a avaliação e a compensação de impactos; desenvolvimento de árvore de decisão para identificar melhores métricas e abordagens; e modelo de equivalência entre ambientes para definição de melhores locais para compensação. A expectativa é que o projeto, com entregas intermediárias e finais previstas ao longo de quatro anos (até outubro/2028), contribua com ferramentas que embasem a compensação ambiental e influenciem boas práticas em todo o setor empresarial do Brasil e do Mundo.  

Colaboradores Relacionados (9)

Parceiros Relacionados (1)

Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello (CENPES)