Compartilhe

PLANGEA: Planejamento Estratégico do Uso da Terra

Desde 2013, o Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS) vem desenvolvendo uma abordagem multicritério para otimizar o planejamento espacial de ações de restauração, conservação e conversão de ecossistemas. Aplicando de forma inédita programação linear inteira ao uso integrado da terra, essa abordagem identifica os locais mais adequados para a implementação dessas ações, levando em consideração critérios personalizáveis de conservação da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e minimização dos custos.

A pesquisa resultou na criação da PLANGEA, uma plataforma de suporte à decisão que integra vários critérios, benefícios, custos, considerações legais e tomadas de decisão em todos os ecossistemas terrestres. Flexível, a plataforma tem desenvolvimento contínuo, incluindo novas métricas para melhorar a otimização multicritério e a precisão na identificação de áreas prioritárias para restauração, conservação e conversão agrícola. Além de considerá-los na priorização, nós também quantificamos os impactos individualmente para as métricas utilizadas.

A PLANGEA trabalha com diversos cenários, permitindo a comparação de resultados entre diferentes metas, alvos e objetivos. Esta abordagem permite avaliar cenários globais alternativos para metas de restauração ou outros esforços para aumentar as áreas naturais e proteger a natureza. Além disso, a possibilidade de realização de análises multiescalares torna-a útil para a orientação da implementação de metas regionais e locais, oferecendo soluções customizadas com base nas preferências dos tomadores de decisão.

A partir dos resultados dessa modelagem, foi desenvolvida a PLANGEA Web, plataforma online que permite a visualização de áreas prioritárias para ações de restauração e conservação de ecossistemas, estimando os benefícios e os custos para diferentes cenários. No mapa interativo, usuários poderão selecionar critérios personalizáveis relacionados à conservação da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e minimização dos custos econômicos da restauração para simular e visualizar resultados em escala nacional ou global por meio de gráficos e demarcações no mapa, assim como baixar tabelas e relatórios dessas análises.

Os dados usados para embasar a operação foram gerados em estudos anteriores do IIS por meio de uma modelagem própria criada para quantificar benefícios ambientais e custos econômicos da mudança de uso da terra, revelando sinergias e trade-offs importantes ao incorporar informações ambientais e econômicas no planejamento espacial. A plataforma ainda traz informações sobre exemplos de aplicações, projetos e publicações que utilizaram esta modelagem.

O mapa interativo englobará até três conjuntos de métricas em sua otimização. No contexto de conservação da biodiversidade, foi modelada a redução do débito de extinção de espécies, a redução da vulnerabilidade das ecorregiões e a redução do impacto na integridade dos ecossistemas. Adicionalmente, avaliou-se a mitigação das mudanças climáticas através dos valores líquidos de sequestro (restauração) e emissão (conversão) de carbono. Por fim, foi agregado o custo de oportunidade da terra para benefícios perdidos de commodities agrícolas em terras agrícolas e pastagens cultivadas e o custo de implementação da restauração em cada país.

Esforços de restauração e conservação de ecossistemas são atribuídos para atender aos maiores desafios do mundo, tais como: conservação da biodiversidade e regulação do clima. O cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais facilitaria esses desafios globais, mas poderia deslocar a produção de alimentos e impor custos financeiros aos agricultores. Essa abordagem multicritério revela essas sinergias e trade-offs, incorporando ganhos ecológicos e econômicos no planejamento e na escolha de políticas.

 

Os dados presentes no website e no mapa interativo são fornecidos pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) em colaboração com nossos doadores. Esses produtos foram financiados em parte pelo Fundo de Pesquisa de Desafios Globais do órgão de Pesquisa e Inovação Britânico, sob o projeto Centro de Comércio, Desenvolvimento e Meio Ambiente (UKRI GCRF Trade, Development and the Environment HUB – TRADE Hub, projeto número ES/S008160/1).

Para mais informações e para explorar colaborações, entre em contato conosco: plangea@iis-rio.org

Conteudo Relacionado

Colaboradores Relacionados (12)

Parceiros Relacionados (19)

Banco Mundial Convenção da Diversidade Biológica Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety of Federal Republic of Germany Fundo de Pesquisa de Desafios Globais GEF Áreas Privadas IIASA Iniciativa para Restauração de Ecossistemas Instituto do Meio Ambiente de Stockholm Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA) Natural Capital Project Nature Map Pacto pela Restauração da Mata Atlântica Restauração de Ecossistemas Trade, development & the Envirionment Hub UCL UKRI UNEP/WCMC Universidade de Stanford Universidade de York