Compartilhe

Estudo de Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (TEEB) – Bacia do Rio Paraíba do Sul – Porção Paulista/São Paulo

O TEEB de São Paulo faz parte da iniciativa global “TEEB – Economia dos Ecossistemas e Biodiversidade (sigla do inglês The Economicsof Ecosystems and Biodiversity)” que objetiva destacar os benefícios econômicos da biodiversidade, bem como o crescente custo da perda da biodiversidade e da degradação dos ecossistemas. O TEEB apresenta uma abordagem que auxilia os tomadores de decisão de diversos âmbitos a reconhecerem, demonstrarem e capturarem o valor dos serviços ecossistêmicos (SE) e da biodiversidade.

O TEEB de São Paulo quer contribuir para uma gestão mais eficiente e coerente dos recursos naturais da Bacia do Rio Paraíba do Sul – Porção Paulista e, simultaneamente, fomentar o desenvolvimento local e sustentável na Bacia, rompendo o ciclo de degradação da região. É nesta parte da Bacia que está concentrado o maior percentual de vegetacão remanescente de Mata Atlântica e de Unidades de Conservacão (UCs).

O foco da consultoria realizada pelo IIS em parceria com o GAEA foi na conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos da região, enfatizando também a transicão para a economia verde no Estado de São Paulo. Além disso, buscou oferecer subsı́dio para a elaboracão e implementacão de polı́ticas públicas a fim de melhorar a gestão, o uso e a conservacão dos recursos naturais no Estado.

O estudo realizado pelo IIS gerou 4 produtos: I) Relatório Consolidado Produto I (compilação de 4 subprodutos); II) Cenários de uso e ocupação do solo da Bacia do Rio Paraíba do Sul – Porção Paulista/SP; III)Valoração socioeconômica e ecológica dos Serviços Ecossistêmicos da Bacia do Rio Paraíba do Sul – Porção Paulista/SP, e IV) Recomendações de políticas públicas para a preservação dos serviços ecossistêmicos, geração de renda e mudança de cenários na Bacia do Rio Paraíba do Sul – Porção Paulista/SP.

 

Informações e PDFs de cada produto podem ser encontrados na área “Publicações” ou nos conteúdos relacionados abaixo.

Parceiros Relacionados (1)

Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMA/SP