Projetos

Ciência da Sustentabilidade

Uma das principais linhas de pesquisa do IIS é associada à Ciência de Sustentabilidade.

O IIS criou e coordena o curso de Ciência de Sustentabilidade na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Essa disciplina oferece uma introdução aos conceitos mais relevantes para a Ciência da Sustentabilidade e oferece uma visão ampla e detalhada dos principais desafios à sustentabilidade. A Ciência da Sustentabilidade é um novo campo do conhecimento científico voltado aos problemas de sustentabilidade. Com suas origens em estudos pioneiros das últimas décadas do século XX, que analisaram questões relacionadas à sustentabilidade utilizando ferramentas de uma ou mais disciplinas, essa ciência se consolidou na primeira década do Século XXI em um campo definido pelas interações entre as questões de sustentabilidade e os sistemas naturais e humanos, com conceitos, ferramentas e questões éticas próprias. O campo transcende barreiras disciplinares, em um estado permanente de interações com disciplinas das ciências naturais, sociais e humanas relacionadas, bem como disciplinas técnico-científicas. Seguindo manifestações de 73 Academias Nacionais de Ciência e das Nações Unidas nas primeiras décadas do presente século, importantes universidades estabeleceram nos últimos anos centros formalmente dedicados à Ciência da Sustentabilidade na América do Norte, Europa e Ásia. Nos últimos meses os primeiros materiais letivos foram publicados. É consenso que, da mesma forma que em 1992 a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável ofereceu o ímpeto crucial para a consolidação do campo, a Conferência Rio+20 trouxe a forte expansão de um campo agora consolidado.

O IIS  escreveu dois capítulos do livro "Ciênia da Sustentabilidade e Tecnologia: Uma introdução", lançado em 2014. Os capítulos são "Impactos do uso dda terra nos serviços ecossistêmicos" e "Conciliando os serviços ecossistêmicos e as necessidades humanas através do melhor uso da terra"

 

Compartihe: