Notícia

Especialistas australianos debatem áreas prioritárias para a restauração da Mata Atlântica no IIS

O Instituto Internacional para Sustentabilidade recebeu a visita dos pesquisadores da Austrália Hugh Possingham, Morena Mills, Hawthorne Beyer (University of Quuensland) e Ascelin Gordon (University of Melbourne) para a realização do workshop “Priorização Espacial Multicritério para a Restauração da Mata Atlântica brasileira”, ocorrido nos dias 1, 2 e 3 de novembro na sede do IIS, no Rio de Janeiro.

O encontro contou com a participação de cerca de vinte pesquisadores, dentre órgãos do governo, da academia e de organizações não governamentais do Rio de Janeiro e de outros estados, além dos pesquisadores do IIS. O grupo se reuniu para debater e formar parcerias em três iniciativas:

  • Formar uma parceria entre o IIS e a Universidade de Queensland, para a priorização espacial para a restauração nos próximos anos;
  • Elaborar artigos científicos de alto impacto;
  • Auxiliar na implementação do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (PLANAVEG)

Os pesquisadores do IIS e da Universidade de Queensland estão finalizando a primeira versão do mapa sobre priorização espacial multi-critério, que estará pronto até o fim do ano e auxiliará na formação de políticas públicas para a conservação e restauração florestal, como por exemplo na aplicação do Planaveg no país.

 

Participantes de um dos grupos do workshop, conversando via Skype com a prof. Robin Chazdon, da Universidade de Connecticut.

 

Membros de outro grupo de trabalho, analisando a formação de parcerias e elaboração de artigos científicos. 

Compartihe: