Notícia

Por uma pecuária sustentável na microrregião de Alta Floresta/MT

No dia 11 de março, o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) apresentou os principais resultados de seus trabalhos focados no desenvolvimento sustentável da microrregião de Alta Floresta, no norte do Mato Grosso.

O evento “Subsídios e ferramentas para uma pecuária mais produtiva e sustentável na microrregião de Alta Floresta”, realizado no município de Alta Floresta, contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre produtores, membros de sindicatos rurais, projetistas, técnicos em extensão rural de empresas públicas e privadas e secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Planejamento dos seis municípios que compõem a microrregião.

A apresentação realizada pelo diretor do IIS, Bernardo Strassburg, foi dividida em dois momentos. O primeiro momento focou na demonstração dos efeitos da intensificação, no uso da assistência técnica, manejo reprodutivo, na adoção das Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e no desempenho econômico e ambiental de fazendas com diferentes tamanhos e condições das pastagens.

No segundo momento foram apresentados os cenários futuros, considerando tanto a percepção dos atores locais, quanto as projeções nas demandas por carne e grãos até 2030.

Por fim, foram mencionados os próximos passos e ações do IIS na microrregião, incluindo a geração de novos produtos e a melhoria dos já existentes, através de um constante processo de consulta, revalidação e construção participativa.

Os estudos resultaram em dois produtos, que serão disponibilizados para o público em breve.

 

Foto: Raissa Genro

 

Compartihe: